top of page
  • tempuscontato

INSTINTO MATERNO é inerente à mulher?

A gravidez está sempre atrelada ao ideal de maternidade e ao que se espera de uma mãe..

É comum a existência e predominância de uma visão romantizada em torno dessa fase vivida e sobre o papel das mães na sociedade. É comum que tanto o processo gestacional quanto a maternidade sejam idealizadas e colocadas como um momento romântico na vida das mulheres.


Por instinto materno entende-se a ideia de que é natural que todas as mulheres sejam mães. Ou seja, a maternidade é posta como algo certo na vida de todas elas. Além disso, a noção de instinto materno vem acompanhada com a ideia da existência de uma mãe "perfeita". Espera-se uma mãe 100% disponível aos filhos e preparada para criá-los.


No entanto, deve-se sempre lembrar que nem todas as mulheres desejam ser mãe e gerar uma criança por nove meses. E ainda, ressaltar que aquelas que são mães exercem a função de forma única, cada uma com suas particularidades do contexto social e cultural em que vivem.


Por isso, é tão importante entender o processo da maternidade como uma escolha e respeitar essa decisão. Sendo apenas a própria mulher a responsável por decidir se deseja ou não passar por esse período.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SHANTALA

Comments


bottom of page